Tratamentos para Estrias
As estrias, terríveis vilãs, podem ser vermelhas ou arroxeadas, que são as mais fáceis de tratar, pois são recentes - a cor indica que o tecido não foi totalmente prejudicado e há sangue circulando no local. Com o passar do tempo, as linhas vão perdendo gradualmente a tonalidade até se tornarem esbranquiçadas. Nessa fase, o tratamento, para dar bons resultados, precisa ser mais intenso e provocar uma agressão na pele para que ela reaja produzindo mais colágeno e elastina, que farão a cicatrização interna das estrias.
Por outro lado, quando essas estrias também são largas e profundas, há necessidade de métodos mais invasivos para estimular o preenchimento dessas linhas de dentro para fora.
Dentre os tratamentos mais utilizados nos dias de hoje, destaca-se a vacuoterapia/endermologia e peelings de diamante e cristal (somente na linha da estria, causa um microhematoma, que promove a circulação sanguínea local), a galvanopuntura (realizada com agulha específica, com a espessura de uma agulha de acupuntura, associada a corrente galvânica, que além de causar a microlesão, ainda promove estímulos elétricos que ajudam na nutrição do tecido local, técnica muito indicada nas estrias brancas e profundas). Ambas as técnicas são associadas com a aplicação de ácidos (peeling químicos regulares), vitamina C (mais amena, e indicada em tratamentos de
gestante/lactantes/ adolescentes jovens) e cremes específicos, que visam melhora da hidratação e nutrição nos locais tratados.
Uma boa arma ao combate da estria também é a radiofrequência, que durante meia hora, as ondas disparadas pela ponteira desse equipamento atingem e aquecem a camada mais profunda da pele.
Consequentemente, há contração e aumento das fibras de colágeno, a reorganização dos tecidos de sustentação e a aproximação das bordas das estrias, geralmente após 4 a 5 sessões já se nota melhora de aproximadamente 60% das estrias.
A utilização de luz intensa pulsada tem mostrado bons resultados devido ao processo inflamatório observado (principalmente na fase vermelha da estria).